Como anda a sua glicose? Faz tempo que você não realiza um exame para verificar? Então esteja atento aos sinais que o corpo dá quando o índice glicêmico está alto.

Entendendo a glicose

A glicose é fundamental para manutenção e o bom funcionamento do organismo, sobretudo para gerar energia para as atividades cotidianas. Ela também é o principal combustível para que todos os processos fisiológicos ocorram, além de ser uma das responsáveis por liberar ao cérebro a dopamina, substância que provoca a sensação de prazer e nos faz sentir bem. Não restam dúvidas que ela é essencial à nossa saúde.

Entretanto, é preciso que os seus índices estejam dentro da normalidade. Caso contrário, podemos estar diante de um quadro de diabetes, doença causada pelo índice glicêmico muito alto. Os números ideais são abaixo de 100 mg/dL em jejum. Entre 100 e 125, já se considera o paciente com pré-diabetes. E acima de 125 já estamos falando em diabetes.

Se você não faz um exame de sangue há muito tempo, fique atento aos sinais típicos de uma glicose elevada: manchas escuras ao redor do pescoço, infecções recorrentes, alterações na visão, sensação de sede contínua e vontade excessiva de urinar, fome e cansaço, perda de peso repentina e formigamento nas mãos e pés.

Outros sintomas também podem ocorrer, como náusea e vômito, assim como a irritabilidade. E no caso de diabéticos, o hálito com cheiro de frutas, acetona ou esmalte de unha pode representar outro indício.

Uma glicose desregulada pode trazer sérias consequências para a saúde, aumentando os riscos de AVC, infarto, insuficiência cardíaca e infarto. Faça exames periodicamente e visite o seu médico de referência pelo menos uma vez ao ano.

Deixe seu comentário