O trabalho é uma necessidade humana, mas será que todo tipo de serviço é saudável? Algum pode afetar a saúde do coração? Entenda melhor na matéria de hoje.
Como a rotina do trabalho pode impactar a saúde?
Mesmo que maioria das pessoas não faça associação entre as doenças cardíacas e os riscos ocupacionais, há, sim, algumas características de certos tipos de trabalho que podem elevar os riscos de ataques cardíacos e outros problemas relacionados à saúde cardiovascular.
Fatores como longas jornadas, excesso de pressão, muitas horas sentado, rotina estressante, horário irregular e exposição a produtos químicos ou poluição podem trazer consequências prejudiciais ao coração.
O estresse é o ponto chave nessa questão. Quando se tem uma rotina muito estressante, o coração sente. Sobretudo porque uma coisa leva a outra e é comum vermos pessoas estressadas recorrendo a outros males: alcoolismo, tabagismo, má alimentação, sedentarismo… tudo isso vai impactar no bem-estar cardíaco.
Muito estresse também leva à produção de adrenalina que, em excesso, pode alterar a pressão arterial, levando a um quadro de hipertensão. Além do cortisol, hormônio capaz de elevar a insulina, causando desequilíbrio no sistema metabólico.
O segredo é conseguir equilibrar a rotina do trabalho com a vida pessoal e cuidar da saúde. Fazer atividades físicas regularmente ajuda demais, sobretudo àqueles que trabalham sentado. Manter uma alimentação balanceada e ter momentos de relaxamento também é essencial.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário