Os antibióticos são medicamentos bem comuns, receitados para combater infecções. Mas será que fazem mal à saúde? Veja alguns mitos e verdades sobre o tema.
Antibióticos
Esse remédio que você só pode comprar com receita e deve tomá-lo nos horários indicados serve para combater as doenças causadas por bactérias. Veja, a seguir, informações importantes sobre esse assunto.
– Antibiótico só combate bactéria: verdade. Doenças causadas por vírus devem ser combatidas com os antivirais. Os antibióticos têm a sua indicação específica para determinada bactéria e o local da infecção.
– Antibiótico pode causar efeitos colaterais: verdade. Como todo medicamento, aliás. Os sintomas gastrointestinais, como sensação de má digestão, dor abdominal ou diarreia são os efeitos mais frequentes. Eles também podem causar fotossensibilidade e reações alérgicas.
– Antibiótico tem que se tomar de 8 em 8 horas: mito. Cada tipo de antibiótico tem a sua peculiaridade. Assim, há aqueles que devem ser ministrados de 6 em 6 horas, 8 em 8, 12 em 12 e até 24 em 24 horas.
– Tomar antibiótico na hora errada pode comprometer a eficácia do tratamento: verdade. É muito importante respeitar os horários desse tipo de medicamento, caso contrário as bactérias podem ganhar resistência à medicação.
– Álcool corta o efeito do antibiótico: mito. Entretanto, não se deve ingerir bebida alcoólica junto a um tratamento com antibiótico, pois ambos são metabolizados no fígado e isso pode causar uma sobrecarga no órgão e efeitos colaterais.
– Antibiótico pode estragar os dentes: verdade. Mas apenas os da classe tetraciclina, pouco utilizados hoje em dia.
– Leite corta o efeito do antibiótico: relativamente verdade. Alguns antibióticos interagem com o cálcio presente no leite e em outros alimentos, podendo levar, sim, à redução da ação dessas medicações. Esta interação é comum com as tetraciclinas ou com as quinolonas, como o ciprofloxacino.
– O remédio deve ser suspenso a partir do momento que o paciente se sente melhor: mito. Os antibióticos devem ser ministrados pelo tempo indicado pelo médico, caso contrário, os sintomas podem voltar.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário