Você já ouviu falar na síndrome de burnout? Nesta matéria você entenderá um pouco do que é, como prevenir e como se tratar desse mal.

Aprendendo mais sobre o burnout

A síndrome de burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional que causa exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Tem como elemento causador o excesso de trabalho ou de responsabilidades.

Profissionais que atuam sob pressão estão no grupo de risco e uma das principais consequências do problema, se não tratado é a depressão profunda.

Quais são os principais sintomas

Dentre as principais manifestações da doença, podemos citar: cansaço excessivo, físico e mental; dores de cabeça; alterações no apetite; insônia; dificuldade de concentração; sentimento de fracasso; negatividade; alterações de humor; isolamento; pressão alta; dores nos músculos; problemas gastrointestinais; alterações nos batimentos cardíacos.

O diagnóstico pode ser feito por um médico psiquiatra ou psicólogo.

Como tratar a síndrome de burnout

O tratamento é feito com diminuição no ritmo do trabalho, psicoterapia e, às vezes, com intervenções medicamentosas que incluem antidepressivos e/ou ansiolíticos.

A atividade física também é uma grande aliada para aliviar o estresse, promover uma melhora do quadro e ajudar a controlar os sintomas do problema.

Como prevenir o problema

Para prevenir a síndrome de burnout é crucial usar estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho, já que condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início.

Procure adotar estas práticas: tenha momentos de lazer com amigos e familiares; adote atividades diferentes da rotina; evite se relacionar com pessoas muito negativas; faça exercícios físicos regularmente; evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas; procure dormir bem e evite a automedicação.

O segredo é conseguir equilibrar a vida profissional com a vida social, dando espaço para o lazer e momentos em família.

Deixe seu comentário