Quando o nariz entope é um grande incômodo. Nesta matéria você entenderá um pouco mais sobre o assunto e aprenderá algumas dicas de como resolver o problema.

Por que o nariz entope?

O nosso nariz fica entupido e com coriza quando os vasos sanguíneos locais estão inflamados ou quando há excesso de produção de muco, o que leva a região a ficar congestionada, dificultando a respiração.

As causas mais comuns dessa condição são gripes, sinusites, resfriados ou alergias respiratórias.

Como combater o problema?

A maioria das pessoas recorre ao uso de descongestionantes nasais. E esse é um erro, pois trata-se de um medicamento que só deveria ser usado sob orientação médica e em casos específicos.

Há algumas técnicas a serem empregadas que podem auxiliar no desentupimento do nariz. São elas:

– Lavagem com soro fisiológico: pode ser feita até 6x ao dia. Nesse procedimento, aplica-se o produto com uma seringa, inserindo o líquido em uma das narinas, deixando que ele saia pela outra.

– Deitar-se com encosto elevado: na hora de se deitar, use mais um travesseiro ou almofada, para que o corpo não fique totalmente na horizontal. Isso pode ajudar bastante.

– Umidificação com inalação ou vapor de banho: essas são ações que contribuem para o descongestionamento das secreções nas vias nasais. São mais indicadas quando há só uma das narinas bloqueadas.

– Banho de mar: A água salgada do mar é também uma boa alternativa, pois reduz a espessura do muco, o que deixa as secreções mais fluidas; e ajuda a remover partículas e microrganismos que podem causar inflamação, irritação e até infecção.

– Inalar vapor de eucalipto: o vapor tem o poder de deixar as secreções menos viscosas e o eucalipto tem ação descongestionante, ajudando a desentupir o nariz. Assim, juntos, eles podem ser uma boa saída.

– Umidificar o ambiente: os umidificadores são indicados para deixarem os tecidos das vias respiratórias mais hidratados e menos irritados. Isso alivia o desconforto e contribui para que as secreções sejam eliminadas mais facilmente.

– Beber água: quando nos hidratamos, as secreções tendem a ficar mais fluidas. Beba bastante água e chás com propriedades descongestionantes, como de abacaxi, mel e limão e eucalipto.

– Tomar banho quente: o vapor durante o banho contribui para deixar o muco nasal menos viscoso, fazendo com que o organismo o elimine com mais facilidade.

– Compressa morna no rosto: submerja um pano em água quente, deixe esfriar um pouco para não queimar a pele e aplique sobre o rosto. O vapor irá contribuir para desobstruir as narinas.

Deixe seu comentário