Nesta matéria você poderá tirar várias dúvidas sobre o câncer de próstata e entender como a prevenção é essencial.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais letal entre os homens e estima-se que 65 mil novos casos surjam só em 2022. As estimativas também preveem que 10% dos homens acima dos 50 anos terão a doença e que 50% deles terão após os 75 anos.

A melhor forma de se combater o problema é com as visitas de rotina ao médico urologista ou proctologista, para realização do exame do toque que investiga se está tudo bem com a glândula.

Dúvidas comuns

A seguir, listamos algumas das dúvidas mais comuns dos pacientes a respeito do problema.

– Quando o homem deve começar a fazer o exame? A partir dos 45 anos se for negro ou se houver casos na família. E a partir dos 50 anos, independentemente de qualquer fator de risco.

– O que é a próstata? Trata-se de uma glândula que pertence ao aparelho reprodutor masculino. Ela está abaixo da bexiga e reveste a uretra e é contígua ao reto. Quando há um tumor na região, pode-se sentir um caroço ou uma área endurecida na parte posterior da próstata, região que é acessível através do toque retal.

– Quais são as causas desse câncer? Apesar de muitos estudos, ainda não se sabe ao certo o que leva ao aparecimento dessa doença.

– E quais os fatores de risco? A etnia é um deles. Sabe-se que pessoas negras têm mais chance e que os asiáticos menos. A hereditariedade é um fator comprovado, portanto pessoas que tiveram casos na família, devem redobrar os cuidados e fazer o exame anualmente. Inclusive, famílias que tiveram câncer de mama nas mulheres, apresentam mais chances de homens com câncer na próstata.

– Quais são os sintomas desse tipo de câncer? Dificuldade para urinar ou necessidade frequente de micção. Sangue na urina ou no esperma e diminuição do jato de urina. Porém, esses não são sintomas exclusivos do câncer de próstata e outras avaliações são necessárias, como o exame do toque.

– A doença afeta outras partes do corpo? Sim, devido ao crescimento local, pode haver uma invasão a outros órgãos como a bexiga, vesículas seminais, reto e ossos pélvicos. E, em alguns casos, há metástases no pulmão, fígado e nos ossos.

– Quais as chances de cura? Se descoberto no início, esse câncer apresenta uma probabilidade de 90% de chances de cura. Entretanto, com o avanço e a gravidade, o controle pode ser feito com medicamentos e procedimentos que prolongam a vida, porém não curam mais.

– Quem faz a cirurgia de próstata fica impotente sexualmente? A incontinência urinária e a impotência são sequelas que podem aparecer temporária ou definitivamente após a cirurgia. Mas não é certo. A incontinência, por exemplo, atinge cerca de 5 a 10% dos pacientes. E a impotência de 30 a 50%, mas depende de outros fatores, como: qualidade da ereção antes da cirurgia; idade; se os nervos erigentes serão atingidos durante a cirurgia, fato que acontece de acordo com o tamanho do tumor.

Deixe seu comentário