Estudos indicam que os homens têm uma propensão maior ao câncer. Na matéria de hoje você verá as conclusões de um novo estudo sobre o tema.
Estilo de vida
Até bem pouco tempo acreditava-se que os homens estavam mais sujeitos ao câncer por questões comportamentais, como sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.
Entretanto, o estudo realizado pelo jornal Cancer, da Sociedade Americana de Câncer, sugere que a diferença no número de casos entre homens e mulheres pode estar relacionada a questões biológicas de gênero, como diferenças imunológicas, fisiológicas e genéticas.
Para as conclusões foram avaliados, entre os anos de 1995 e 2011, dados de mais de 170 mil homens e mais de 120 mil mulheres, todos entre 50 e 70 anos. Entre esse grupo, 18 mil homens tiveram algum tipo de câncer, contra 9 mil mulheres.
Tipos de câncer
Entre as neoplasias observadas no estudo, constatou-se que apenas os cânceres de tireoide e vesícula acometeram mais mulheres do que homens. Todos os outros tipos incidiram mais entre a população masculina, com destaque para o câncer de esôfago, que se mostrou 10x maior entre os homens do que as mulheres.
Os cânceres de laringe, gástrico de cárdia e de bexiga também se mostraram bem mais comuns no público masculino, com incidência 3x maior.
O objetivo do experimento é compreender as razões das diferenças de gênero no risco de desenvolvimento da doença pode ajudar a fornecer informações importantes para ações de prevenção e tratamento.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário