Caracterizado por figurar entre a depressão e o entusiasmo, o estado de languidez pode ser um estágio preocupante, podendo incapacitar o paciente. Entenda melhor nesta matéria.

Entendendo melhor a languidez

A languidez é um estado emocional no qual o paciente sente que não há propósito para sua vida. Para ele, está tudo mais ou menos. Seja na vida amorosa, profissional ou pessoal. Junto a esse sentimento de “mais ou menos”, vem a apatia e o vazio. É natural que nos sintamos assim às vezes, mas é preocupante quando esse estado letárgico passa a fazer parte da rotina e o paciente não demonstra mais reações entusiasmadas pelas coisas.

Uma manifestação comum de quem vive neste estado de languidez é a falta de memória sobre os intervalos de cada situação. Por exemplo, o paciente vai de casa ao trabalho, mas não lembra o que viu no caminho. Ou então, após ficar longo tempo navegando nas redes sociais, não saber o que estava visualizando. A pessoa não retém informações.

Aprendendo a superar

O primeiro passo para superar este problema é percebendo-o. Ele está ali porque algo não está como deveria em sua vida. Ao notar essa disfunção, pode-se lutar contra isso de forma mais positiva.

Estar atento ao que faz também é uma forma de enfrentamento do estado de languidez. Preste atenção no processo, viva o presente. Se está indo trabalhar, note o caminho. Se está desenvolvendo um projeto, concentre-se nas etapas dele. Não antecipe o futuro e viva mais cada momento presente.

A intenção dessas ações é recuperar a conexão perdida e voltar a ver sentido nas coisas. Buscar atividades que façam o paciente voltar a se sentir bem também ajuda bastante, como a realização de trabalhos sociais.

Deixe seu comentário