Você já notou que as pessoas parecem diminuir de tamanho à medida que envelhecem? Por que será que isso acontece? Entenda melhor.
Como tudo começa
Normalmente, notamos a pessoa mais baixa só a partir dos 60 ou 70 anos, não é verdade? Pois é, mas essa diminuição de estatura se inicia aos 40. Isso aí, já aos 40 nós começamos a perder cerca de 1 milímetro por ano.
Após os 70, a perda de estatura é mais acelerada. A ciência estima que uma pessoa de 1,80m, por exemplo, chegue ao fim da vida com 1,73m mais ou menos.
O que influencia nessa diminuição
Primeiramente, o problema está na degeneração e desidratação natural dos discos intervertebrais. Uma pequena redução em cada um, multiplicada pelos 23 discos da coluna, se traduz em perda significativa de altura.
Outro fator determinante é a perda muscular típica do envelhecimento. São nossos músculos que auxiliam a sustentação do corpo. Se eles perdem a força, é natural pensar que haverá uma alteração na postura e estatura.
Dá para evitar o problema?
Não podemos pensar na diminuição de estatura como um problema, mas consequência de uma vida toda.
Imaginemos um idoso que teve cuidados com a alimentação durante toda vida. Se ele também fez atividades físicas constantemente e levou uma vida saudável de todos os pontos de vista, é natural pensar que viverá mais e que suas degenerações musculoesqueléticas serão menos aceleradas se comparadas com uma pessoa pouco saudável.
Rede Hospital Casa | Casa Bambina
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário