Março foi o mês escolhido para nos alertar sobre esses dois tipos de câncer que atingem milhões de pessoas pelo mundo.

Ações conscientes

Pode parecer piegas, mas é orientação médica: ter uma vida saudável, comendo bem e se exercitando, pode prevenir diversos tipos de câncer, entre eles o colorretal. Atitudes conscientes fazem a diferença. Assim também é quando o assunto é o câncer de colo de útero: sexo consciente, seguro, com uso de camisinha, previne a disseminação do vírus HPV, grande responsável pelo surgimento da doença.

Percebe que as prevenções primárias estão sempre dependendo das nossas escolhas? Comer de forma saudável, em quantidades moderadas e com refeições balanceadas é uma escolha que temos. Evitar frituras, doces, carboidratos em excesso, não fumar e não beber demais. Tudo isso contribui para um futuro saudável, livre de doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer.

Outras formas de prevenção

Junto aos hábitos saudáveis de vida, é preciso entender a necessidade de se visitar o médico com certa regularidade, para a realização de exames preventivos, como o caso do Papanicolau, que serve de prevenção ao câncer do colo de útero; e da colonoscopia, que serve como prevenção ao câncer colorretal.

Ambos os procedimentos citados são exemplos de prevenções médicas, que também podem ser obtidas por outros tipos de exames. O importante é ir ao profissional de saúde, para que ele te avalie, consulte seu histórico familiar, entenda seus hábitos de vida e solicite os exames que achar prudente.

Não deixe de se cuidar. A saúde é o bem mais precioso que você tem e a manutenção desse bem só depende de você.

Deixe seu comentário