A água é essencial à sobrevivência. Sabia que o seu corpo dá alguns sinais quando você está ingerindo pouca água? Entenda melhor.

Como o corpo reage à falta de água

O consumo de água é extremamente importante para o organismo. Caso contrário pode-se desenvolver um quadro de desidratação, que, por sua vez, traz consequências bem negativas à saúde.

Além da sede, há outras manifestações orgânicas que indicam que é preciso beber mais água.

Um dos sintomas está no olho, que pode ficar ressecado. Se o corpo estiver desidratado, irá preservar fluidos para manter as funções vitais. Com isso, a umidade do olho cai drasticamente, podendo gerar, inclusive, a síndrome do olho seco.

A dor de cabeça é outra manifestação da baixa ingesta de água. Para conservar o nível de água, os vasos sanguíneos se contraem, levando a quadros de cefaleia.

A compulsão por doces também é considerada um sintoma de falta de água no organismo. Isso porque a desidratação afeta o fígado, que precisa de água para liberar os glicogênios, sendo a principal fonte o açúcar, daí uma vontade grande de comer doces pode acontecer.

A fraqueza é outro sintoma de desidratação. Quando há pouca água no organismo, ele gasta mais energia para manter as funções vitais. Por isso é comum que pessoas que bebem pouca água se sintam menos dispostas.

Pressão baixa também é possível ocorrer. A água tem uma grande influência no controle da pressão, pois é ela quem determina a densidade do sangue. Sem ela, o corpo tem dificuldade para diluir metabólitos. Daí a pressão cai.

O intestino preso é outra consequência da falta de água. As fezes precisam estar hidratadas para serem eliminadas, por isso é comum que haja constipação na falta de água.

Beba água na medida certa e mantenha-se mais saudável. O aconselhável é beber 35mL para cada quilo de massa corporal. Dessa forma, uma pessoa com 70kg precisa ingerir cerca de 2,5L de água por dia.

Deixe seu comentário