As aftas são machucadinhos na boca bem incômodos, não é verdade? Geralmente são inofensivas e saram num curto espaço de tempo. Mas você sabia que quando não se curam como deveriam, elas podem ser sinais de outras doenças? Entenda.

Câncer de cabeça e pescoço

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) são mais de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano no Brasil. Essa região do corpo é colocada num conjunto porque os sintomas e as causas são bem parecidos, incluindo câncer de boca, inclusive quando afeta a língua; além da garganta, com amígdala e a laringe, com as pregas vocais.

É importante ressaltar que quanto mais precoce for a descoberta desse tipo de câncer, maior a chance de cura, e também menor vai ser a agressividade do tratamento. Uma afta pequena na língua, por exemplo, a remoção da lesão gera cura de quase 80%. Um tumor na corda vocal, pode chegar até 95% a taxa de sucesso no tratamento. Por outro lado, se esses tumores forem detectados tardiamente, podem levar a quadros de mutilações muito grandes no paciente, gerando problemas estéticos, além de alteração da voz e na deglutição.

As principais causas dessas neoplasias de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o HPV (papilomavírus humano). Por isso é fundamental levar um estilo de vida saudável, bebendo com consciência, evitando o cigarro e não deixando de se vacinar contra o HPV.

Fique sempre atento a sinais e lesões que não se curam rapidamente, como as aftas. Procure ajuda médica se necessário e se cuide.

Deixe seu comentário