Você já desmaiou ou viu alguém desmaiar? A cena pode ser um pouco assustadora e evidenciar problemas no coração. Entenda melhor.

Desmaios

O desmaio, também chamado de síncope, é caracterizado pela perda transitória da consciência e do tônus muscular. De modo geral, acontece subitamente, tem curta duração e recuperação rápida e espontânea.

Em geral, o desmaio é precedido por algumas outras sensações, como: sensação de tontura, sudorese, palidez, formigamentos pelo corpo, palpitações, visão embaçada, escurecimento visual e enjoo.

Na maioria dos casos, o que ocasiona um desmaio é uma queda de pressão, má alimentação, excesso de esforço ou o calor. Mas o que pouca gente sabe é que problemas de coração também causam desmaios.

O desmaio e o coração

Quando os desmaios têm ligação com o coração chamamos de síncope cardíaca, que pode ser desencadeada por alguns fatos:

– Falhas elétricas no coração, que tem como consequência as arritmias, ou seja, a frequência cardíaca rápida, lenta ou irregular;

– Uma hipotensão, que é quando a pressão arterial está muito baixa, fazendo com que o coração não forneça oxigênio suficiente para o cérebro.

– Distúrbio da válvula cardíaca com obstrução do fluxo sanguíneo (como estenose aórtica, subaórtica e cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva);

– Ataque cardíaco ou outros distúrbios do músculo cardíaco (cardiomiopatias).

É importante lembrar que o desmaio só irá ocorrer quando o cérebro for prejudicado de alguma forma. Então, de modo geral, o desmaio acontece porque o fluxo de sangue para o cérebro é comprometido.

Desmaios recorrentes ou sem causa aparente precisam ser investigados por um profissional da medicina. Se você tem passado por isso, marque uma consulta com o seu médico de referência e faça os exames que serão solicitados.

Deixe seu comentário