Quem já viveu essa fase, sabe do que estamos falando. O cabelo pode cair até 30% após a gravidez. Mas por que isso ocorre? Dá para evitar? Entenda melhor na matéria de hoje.
Os cabelos e a gestação
Durante a gestação, os cabelos ficam mais fortes, saudáveis e com brilho, não é? Isso acontece por causa dos hormônios estrógeno e progesterona, muito comuns durante esse período. Entretanto, depois que a criança nasce, o que a mulher observa é uma queda de até 30% dos seus fios, que pode durar até 6 meses depois do parto.
Isso acontece porque na gestação, os hormônios masculinos reduzem drasticamente. Sobram os femininos, que são bons para os cabelos. No pós-parto, as taxas voltam à normalidade, e os fios que não caíram no período despencam todos ao mesmo tempo.
A alimentação pode ter uma influência direta sobre esse processo. Se ela for saudável, a queda pode ser de apenas 10%. Mas se for uma alimentação desregrada e sem nutrientes, a queda pode chegar a 50%.
Os alimentos mais indicados são os ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes, fígado, gema de ovo e leite.
A boa notícia é que os cabelos voltam a crescer e, depois de um tempo, tudo volta ao normal. Mas para evitar as quedas, mantenha uma alimentação saudável, tenha uma boa higiene dos cabelos e do couro cabeludo, evite procedimentos químicos e evite momentos estressantes.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário