Você sabia que há várias vacinas a serem administradas em pacientes na idade adulta? Entenda melhor na matéria de hoje.
Entendendo a questão
Grande parte das pessoas pensa que vacina é coisa de criança. Ledo engano. Há alguns imunizantes que precisam ser renovados ao longo da vida. Dentre eles, podemos destacar estas abaixo;
- Dupla adulto – DT (difteria e tétano): essa vacina precisa ser dada a cada 10 anos, a partir dos 20 anos de idade. Ela está disponível no SUS e pode ser reivindicada em postos de saúde.
- Meningocócicas B e conjugadas ACWY ou C: Essas são vacinas para proteger contra a meningite bacteriana, que pode ser uma doença grave e fatal. Não estão disponíveis na rede pública para adultos, mas podem ser tomadas em clínicas particulares.
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): essa é de dose única, porém quem não tomou na infância, pode se vacinar depois de adulto pelo SUS. É uma vacina que protege pelo resto da vida.
- Hepatite A e B: como no caso anterior, essa vacina é ofertada na infância. Caso o paciente não tenha tomado quando criança, pode ser imunizado depois de adulto em clínicas privadas.
- Influenza (gripe): é uma vacina disponibilizada anualmente e oferecida pelo SUS de forma gratuita para adultos a partir de 60 anos ou de grupos de risco (gestante e pacientes com asma).
- Covid-19: como vimos recentemente, a vacina contra a covid pode ser tomada gratuitamente. As doses de reforço, como a quarta dose, por exemplo, estão disponíveis para adultos a partir de 18 anos.
Mantenha a sua carteirinha de vacinação em dia e pergunte ao seu médico de referência quais são as vacinas que você deve tomar depois de adulto.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário