Apresentaremos a seguir alguns sintomas que indicam um sistema imunológico deficitário.

– Estresse: se o estresse estiver alto, pode ser que a imunidade esteja baixa. Jornadas longas de trabalho, má alimentação, poucas horas de descanso e lazer… tudo isso contribui para uma vida estressante e para um organismo desprotegido.

– Infecções recorrentes: imunidade baixa causa infecções recorrentes, inclusive herpes. Pacientes com menos de 50 anos que têm herpes zoster, por exemplo, geralmente estão ligados a um quadro de imunidade insuficiente.

– Doenças que demoram a passar: esse também é um indicativo de baixa imunidade. Gripes e resfriados que perduram por mais de 7 dias, geralmente, são indícios.

– Aftas frequentes: as aftas são úlceras com várias origens, que incluem imunidade baixa, trauma por aparelhos dentais, mordida errada e alergias a alimentos. Portanto, é importante eliminar outras possibilidades para atribuir às aftas os problemas imunológicos.

– Diarreia: se esse sintoma durar mais de 2 semanas pode ser um indicativo de infecção que, por sua vez, pode ter ligação com a baixa do sistema imunológico.

Além dos sintomas citados, podem-se incluir a queda de cabelo, o aparecimento de manchas pelo corpo, náuseas e vômitos.

Como ter boa imunidade?

Algumas mudanças de comportamento interferem, positivamente, na qualidade do nosso sistema imunológico.

Fazer atividade física, ter uma dieta rica em nutrientes, dormir bem, controlar a ansiedade, praticar sexo seguro, não fumar, não beber em excesso e visitar o seu médico de referência por, pelo menos, uma vez por ano são os melhores conselhos nesse assunto.

E lembre-se: um diagnóstico só pode ser dado por um profissional da medicina. Evite também a automedicação.

Deixe seu comentário