Para alguns, um animal inofensivo. Para outros, são “ratos que voam”. Mas você sabe qual é a doença que o pombo transmite? Entenda melhor nesta matéria.

Doenças do pombo

Sim, os pombos podem transmitir doenças para nós, humanos. A criptococose, conhecida popularmente como “doença do pombo”, é uma micose sistêmica causada por fungos, microrganismos encontrados no habitat de aves, onde há fezes secas.

A infecção pode ocorrer após a inalação do fungo. Após instalada a infecção, o trato respiratório e o sistema nervoso central são as partes do organismo mais afetadas.

Nos pulmões, os sintomas são parecidos com os de uma pneumonia, havendo tosse, febre, falta de ar e dor no peito ao respirar.

Já no sistema nervoso, o problema é bem mais sério. Pode ocorrer a meningite criptocócica, que pode causar dores de cabeça muito fortes, febre, alterações de comportamento, náusea, crises convulsivas e coma. Existe risco de morte ou sequelas.

A melhor dica para se prevenir contra a doença do pombo é evitando contato com suas fezes. Se for necessário fazer limpeza de telhados, calhas e outros ambientes onde as aves frequentam, use equipamentos de proteção adequados. Evite dar comida e água aos pombos e use telas de proteção para evitar que eles entrem em locais indesejados.

Deixe seu comentário