Hoje é o Dia Nacional do Idoso. Como se sabe, a melhor idade chega e, com ela, algumas limitações. Veja nesta matéria o que pode ser feito para garantir melhor qualidade de vida nessa fase.

Driblando as limitações

Segundo uma projeção feita pela ONU, a expectativa de vida no Brasil subirá de 74,9 anos para 81,2 anos até 2050. Isso significa que teremos mais pessoas na 3ª idade. E a velhice não precisa ser triste e limitada. Existem maneiras de tornar essa fase a melhor da vida. Veja estas superdicas que preparamos para você!

Prática de exercício físico: parece clichê, mas praticar alguma atividade física faz muito bem, sobretudo nessa nova fase da vida. E não precisa ser nada intenso: pode ser uma caminhada leve, hidroginástica (que é de baixo impacto) ou pilates. O importante é se movimentar.

Comer bem: a visita a um nutricionista pode ser uma ótima ideia para começar a comer melhor e aproveitar, ao máximo, os nutrientes presentes nos alimentos. É preciso estar atento quanto à hipertensão e taxa de glicemia no sangue. E, como todos sabem, a alimentação interferente, diretamente, nesses índices.

Hidratar-se: acredite, beber bastante líquido traz uma diferença positiva ao organismo, sobretudo nessa fase da vida, pois quadros de desidratação são mais comuns durante a terceira idade. E se você não tiver sede, busque introduzir outas formas de se hidratar, com chás, sucos ou isotônicos.

Exercitar o cérebro: não basta apenas praticar exercícios físicos. As atividades que incentivam o cérebro a trabalhar são essenciais, como palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, aprender um novo idioma ou a tocar algum instrumento. A leitura também é uma grande aliada, assim como o uso de tecnologias – smartphones e tablets.

Deixe seu comentário