Nesta matéria você aprenderá um pouco mais sobre a convulsão e como deve proceder caso alguém seja acometido por uma crise perto de você.

O que é a convulsão

Convulsão pode ser definida como uma contração involuntária da musculatura do corpo, provocando movimentos intensos e desordenados. No geral, a convulsão está acompanhada pela perda de consciência do paciente.

As crises convulsivas podem ser desencadeadas por meningites, encefalites, epilepsia, tétano, tumores, infecções, traumas, diabetes, insuficiência renal e hemorragia.

Além dos movimentos involuntários, durante uma crise é comum que o paciente fique com os lábios azulados, produza saliva em abundância e os olhos virados para cima.

O que fazer se alguém tiver uma crise perto de você

O primeiro ponto é não se assustar, pois ver alguém se debatendo pode não ser uma cena comum para muitas pessoas, daí a estranheza pode levar a reações impróprias e que impedem o auxílio ao paciente.

Procure deixar a pessoa confortável. Colocar um travesseiro debaixo da cabeça e virá-la para o lado pode ser bem útil, pois evita que ela aspire a saliva ou o vômito (se for esse o caso).

Afrouxe as roupas dela e erga o seu queixo para facilitar a passagem do ar. Jamais introduza o dedo ou algum objeto na boca do paciente durante uma crise e, assim que a convulsão passar, leve-o para um atendimento médico.

 

Deixe seu comentário