Vamos falar sobre a miocardite, uma inflamação do coração que surge como consequência de infecções no organismo. Entenda essa relação e mais alguns detalhes sobre o assunto.

Entendendo a miocardite

A miocardite é uma inflamação no coração que pode surgir como complicação durante um processo infeccioso do organismo. É um problema de saúde que ganhou certa notoriedade durante a pandemia do coronavírus, porque foi um dos sintomas relatados pelos pacientes.

Mas miocardite não é coisa exclusiva de covid. Muito pelo contrário, ela pode surgir devido a bactérias, fungos, protozoários, inferência de agentes externos, como medicamentos, metais pesados e radiação, além dos vírus. É uma reação autoimune, através da qual a defesa do organismo se volta contra o próprio peito do paciente.

Essa inflamação é de difícil diagnóstico, pois os sintomas são parecidos com outras enfermidades. É mais comum em homens, mas pode atacar ambos os sexos e em qualquer idade.

Sintomas e diagnóstico da miocardite

Desde falta de ar, palpitação e dor no peito até febre, enjoo, dores pelo corpo, inclusive no abdômen. A miocardite pode apresentar manifestações bem incomuns.

O relato do paciente é crucial para o diagnóstico. Se ele diz que teve uma dor no peito, mas também se lembra de citar que foi acometido por uma infecção recentemente, inclusive covid, já ajuda muito.

O melhor exame para se ter certeza da inflamação é a biópsia. O problema é que nem sempre é feito, já que retirar uma amostra do miocárdio pode ser muito invasivo. Porém, as células contidas na parte extraída para a biópsia nortearão o tratamento correto.

Ao paciente, cabe o velho conselho: busque ajuda médica ao perceber alterações em seu organismo e veja o que o profissional lhe indica.

Deixe seu comentário