Algumas mulheres acreditam que o uso constante de pílulas anticoncepcionais pode levar a um aumento de peso. Será que isso é um mito ou verdade? Entenda!

A pílula

Lançada nos anos 1960, a pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo.

Independentemente da marca escolhida, muitas pessoas acreditam que esse remédio pode levar a um aumento de peso. Mas isso é um mito. O que pode acontecer com algumas pacientes que utilizam determinados tipos de pílulas é a retenção de líquido e, consequentemente, um inchaço, mas não acúmulo de gordura.

Retenção de líquido

É muito importante entender que, quando o organismo retém líquido, o corpo fica mais inchado em razão do acúmulo de água entre as células, dando a falsa impressão de aumento de peso. Mas a carga hormonal presente nas pílulas (e nos anticoncepcionais injetáveis) não tem poder de interferir no aumento da gordura corporal.

O melhor a se fazer é ter um diálogo aberto com o seu médico, informar esse receio para que vocês, juntos, possam chegar a uma opção mais viável, com uma medicação que produza o efeito desejado e não desencadeie reações adversas.

Deixe seu comentário