Quem é que nunca passou alguns dias tossindo, não é verdade? Mas você sabia que uma tosse persistente pode indicar problemas cardíacos? Entenda melhor na matéria de hoje.

O que é a tosse?

De maneira geral, a tosse é uma ação do corpo para limpar as vias aéreas de muco e agentes irritantes ou alérgenos, que vão desde poeira, fumaça, mofo, poluentes do ar e tabaco até a deglutição ou ingestão inadequada de bebidas e alimentos.

A tosse geralmente está associada a gripes e resfriados ou a outros problemas de saúde como bronquite, rinite, asma, pneumonia ou refluxo. Em todos esses casos é esperado que ela despareça após alguns dias. No entanto, uma tosse persistente ou crônica, especialmente sem um motivo que a justifique, merece ser investigada, uma vez que pode ser indício de uma disfunção mais grave ocorrendo no organismo.

A tosse e o coração

Existem algumas questões ligadas à saúde do coração que podem provocar a tosse. Se o coração não estiver trabalhando direito, por exemplo, pode haver um aumento do retorno de sangue para os pulmões, sobretudo quando estamos deitados, o que resulta na congestão pulmonar e estimula a tosse. É um quadro de insuficiência cardíaca, na qual o coração fica dilatado e com sua função de bombeamento reduzida, tornando-se incapaz de bombear adequadamente o sangue pelo corpo.

Daí, ao fazer contrações com menos força do que deveria, o coração permite que o sangue volte aos pulmões e gere um acúmulo de líquido na região, criando o que chamamos de edema pulmonar. O organismo então reage com a tosse intermitente na tentativa de eliminar o excesso de fluido.

Fique atento aos sinais. Em geral, a tosse cardíaca vem acompanhada da sensação do peito borbulhar, com um som de assobio dos pulmões, respiração forte e chiado intenso; falta de ar ao caminhar, se movimentar e até ao ficar deitado; fadiga e fraqueza; retenção de líquidos e inchaços nas pernas, tornozelos e pés; batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e aumento da necessidade de urinar durante a noite.

Se você tem alguns desses sintomas, busque ajuda médica. Cuide-se.

Deixe seu comentário