O diabetes é uma doença caracterizada pelo índice de açúcar presente no sangue. Nesta matéria você poderá tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Comer mal causa diabetes tipo 2?

Uma má alimentação pode, sim, causar o diabetes, mas não é uma regra. Se a pessoa come mal, tem uma predisposição genética e ganha peso, pode vir a ter diabetes. Mas se, apesar de uma alimentação desregrada, o paciente não ganhar peso e não tiver tendências genéticas, pode ser que não fique diabético.

Da mesma maneira, quem come açúcar em excesso, pode não desenvolver a doença, que costumar surgir por meio de uma combinação de fatores, que envolvem sedentarismo, alta ingestão de açúcar e carboidratos, ganho de peso e influência genética.

Quem tem diabetes não pode comer carboidratos?

Isso não é uma regra. Os carboidratos, quando ingeridos em excesso, contribuem para alterar o índice de glicemia no sangue, mas se ingeridos com limites e se a dieta do paciente é rica em saladas, frutas e nutrientes; e se ele pratica atividade física, a ingestão de carboidratos pode não ser um problema.

Quem tem diabetes deve evitar ingerir bebida alcoólica?

Bebidas alcoólicas são ricas em calorias e carboidratos e devem ser ingeridas com moderação. Diabéticos que fazem uso de insulina, por exemplo, precisam calcular quanto álcool estão consumindo para compensar na hora de aplicar o remédio.

Produtos diet e light estão liberados?

Não mesmo. É preciso ler os rótulos. Existem muitos produtos light e diet que, apesar de não terem açúcares, possuem carboidratos e são calóricos, podendo contribuir para o ganho de peso.

Quais os riscos de não tratar o diabetes?

O diabetes interfere, diretamente, na qualidade de vida da pessoa. Pode causar fadiga extrema, sede excessiva, vontade constante de urinar, além de outros incômodos. Ademais, pacientes diabéticos têm maior chance de desenvolver problemas cardiovasculares, AVC, infarto, doenças renais e de visão.

Diabetes tem cura

Cura, não. Mas com os tratamentos disponíveis é totalmente possível ver a remissão da doença e mantê-la sob controle.

 

Deixe seu comentário