Você sabia que o risco de infartos cresce durante os jogos da Copa do Mundo de futebol? Entenda melhor nesta matéria.
Entendendo melhor
Não é que a Copa do Mundo seja a causadora propriamente dita, mas ela pode ser um gatilho para quem já tem a predisposição ao infarto. Pessoas acima do peso, que têm casos de doenças cardíacas na família e que não vão ao médico fazer exames de rotina, podem ser vítimas de um infarto durante os jogos, já que a tensão e a ansiedade aumentam.
Em 2008 houve um estudo realizado pelo The New England Journal of Medicine, que colheu dados durante os jogos de 2006. A conclusão foi de que as emergências cardíacas aumentaram 2,6 vezes enquanto a Copa do Mundo acontecia. As internações por infarto também subiram: 3,7 vezes. E, infelizmente, as mortes associadas ao coração também aumentaram no período analisado: até 12%.
No Brasil também houve um estudo semelhante, publicado em 2013, e os resultados corroboraram com os dados obtidos pelos ingleses anos antes.
Então, aí vai a dica: o melhor a se fazer é manter as consultas médicas em dia e não se estressar tanto durante os jogos, sobretudo quem já tem alguma predisposição a problemas no coração, como pessoas acima do peso, que têm uma rotina estressante e/ou problemas na família.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário