O consumo de açúcar pode trazer malefícios ao coração, órgão cujo funcionamento é vital para a nossa sobrevivência. Entenda melhor nesta matéria.
O que o açúcar pode fazer
De modo geral, o consumo exagerado de açúcar pode trazer consequências ao funcionamento de todo o organismo. Ele pode contribuir para o aumento de peso, acne, cáries e cansaço.
A longo prazo, o açúcar também pode agravar doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, além de prejudicar alguns órgãos, como o coração.
É comum pensar que o açúcar vem de alimentos doces industrializados. Mas dados apontam que 64% do açúcar consumido vem da ação das pessoas que usam o produto para adoçar o café e sucos, por exemplo. Ou seja, o consumo está ligado aos hábitos de cada um.
O açúcar e a saúde do coração
Um estudo realizado pela Harvard Medical School, ao longo de 15 anos, concluiu que as pessoas que utilizavam açúcar adicionado de 17% a 21% do total de suas calorias, tinham um risco 38% maior de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com quem teve um consumo diferente. Em resumo, quanto maior o consumo de açúcar, maiores as chances de complicações cardíacas.
Quando se ingere muito açúcar, a insulina extra que vai para a corrente sanguínea pode afetar as artérias, fazendo com que as paredes desses vasos fiquem inflamadas, mais rígidas e estreitas.
A glicose em excesso também pode causar o acúmulo de placas de gordura dentro da parede das artérias, obstruindo vasos. O resultado é o possível surgimento de doenças que afetam o sistema cardiovascular, como a insuficiência cardíaca, infarto e o AVC.
O melhor a se fazer é diminuir o consumo de açúcar e de alimentos ricos em carboidratos. E, claro, fazer exames periódicos e visitas ao médico.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário