Acidentes domésticos com crianças engolindo objetos não são raros. Veja o que fazer quando isso acontecer.

Atenção redobrada

Toda criança é muito curiosa e é normal que levem objetos estranhos à boca. Por isso é fundamental manter a atenção redobrada, dentro ou fora de casa. Pois ao menor sinal de distração, esse tipo de acidente pode acontecer.

São vários os tipos de objetos que podem ser engolidos: moedas, partes de brinquedos, clips de papel, tampa de caneta e etc. Caso isso ocorra, saiba como proceder para não piorar a situação. Veja a seguir.

O que fazer quando meu filho engole algum objeto?

A primeira coisa a se fazer é não provocar vômito, pois a criança pode aspirar o vômito, engasgar e não conseguir respirar.

Depois, verifique se a criança está respirando normalmente. E em seguida leve-a para um atendimento médico. Caso a respiração esteja comprometida, procure uma emergência hospitalar.

Muita atenção: se notar que a criança não está conseguindo respirar, falar ou chorar, talvez não dê tempo de ir até o hospital. Faça então a “manobra de Heimlich”, que consiste em abraçar a criança pelas costas e dar um aperto súbito por baixo das costelas. Isso deve fazer a criança expelir o objeto pela boca.

Não é indicado também esperar que o objeto apareça nas fezes. Busque ajuda médica antes disso.

Deixe seu comentário