Após o Rei Charles III fazer algumas aparições públicas, o assunto ganhou evidência, mas afinal, o que fazem as mãos e os dedos incharem? Entenda.
O que motiva o inchaço?
Um dos principais motivos para mãos e dedos inchados é a retenção de líquidos. Ela acontece quando há um acúmulo de água em excesso nos tecidos do organismo, provocando o inchaço em áreas específicas ou mesmo no corpo todo. O problema ocorre quando um ou mais fatores afetam os mecanismos que mantêm o equilíbrio de água dentro e fora das células, fazendo com que ela fique acumulada no espaço extracelular.
Conheça os motivos que levam à retenção de líquido e consequente inchaço das extremidades:
- Excesso de sal: o sal é rico em sódio, uma substância que atrai e retém a água. Nosso organismo acumula cerca de 1 litro de água para cada 9g de sódio ingeridos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão diária de sal seja de 5g.
- Altas temperaturas: o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, causando desregulação na pressão deles. Com isso há uma liberação dos líquidos corporais para os tecidos, resultando em pernas e mãos inchadas, sobretudo ao fim do dia.
- Sedentarismo: quem se exercita ativa a circulação do sangue no organismo; e contribui para níveis mais saudáveis de glicose, auxiliando na produção natural de insulina e evitando acúmulo de líquido.
- Doenças: alguns males podem provocar inchaço nas extremidades. Doenças renais, cirrose hepática, insuficiência cardíaca, linfedema e hipotireoidismo são alguns exemplos.
Deixe seu comentário