Há pessoas que não perdem a oportunidade de comprar uma planta nova para dentro de casa, porque acreditam que elas ajudam a melhorar o ar do ambiente. Mas será que isso é um mito ou uma verdade?
O papel das plantas
É de conhecimento comum que as plantas são as responsáveis por produzirem oxigênio através do processo de fotossíntese, sendo, portanto, muito benéficas e necessárias para todos nós.
Entretanto, temos que entender que uma “produção em larga escala de oxigênio” vem de árvores e florestas. Uma planta pequena (ou várias plantas) não fará tanta diferença assim. Elas até podem deixar o ar em casa mais purificado, mas não se pode esperar que elas consigam purificar todo o ar poluído que vem da rua.
Mas as plantas trazem outros benefícios. Elas têm um efeito decorativo e promovem sensação de bem-estar para quem gosta de cuidar delas.
Por outro lado, pessoas com alergias respiratórias devem evitar o contato com algumas plantas, sobretudo as que soltam pólen. E algumas são contraindicadas por causa de pets e crianças que, sem saber, podem comê-las e passar mal. Alguns exemplos de plantas tóxicas são: comigo-ninguém-pode, jiboia, costela-de-adão e espada-de-são-jorge.
Por fim, se você gosta de ter algo que te lembre a vida tranquila no campo, vale a pena ter umas plantinhas, com certeza.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário