Vez ou outra vemos na internet alguma notícia relacionada ao tema: mulheres que percebem a gravidez na hora do parto ou já próximo dele. Mas como isso é possível?

Gestação silenciosa

Quando nos deparamos com uma situação assim, precisamos entender que a diferença entre notar e não notar que está grávida está na manifestação e percepção dos sintomas típicos de uma gestação.

Uma mulher cujo ciclo menstrual é desregulado e que não tem tanto aumento perceptível na barriga, pode, sim, não notar o estado gestacional. Fatores como estrutura corporal, musculatura abdominal, tamanho do bebê e índice de gordura interferem diretamente.

Com relação a outras manifestações, como náuseas e vômitos, não é uma regra. Há mulheres que não têm esses desconfortos. Portanto, junte todas essas possibilidades e teremos um quadro de gestação silenciosa.

Desvantagens

Esse tipo de gravidez não é vantajosa. A mulher acaba não fazendo os acompanhamentos pré-natais. Isso pode implicar na saúde e desenvolvimento da criança.

Há também mães que fazem uso de álcool, cigarro e outras drogas ilícitas que, por não saberem que estavam grávidas, acabam não suspendo o uso das substâncias, colocando em risco o bem-estar do filho.

Rede Hospital Casa | Egas Moniz

Deixe seu comentário