Você já parou para pensar que os acidentes de trânsito são um problema de saúde? Devido ao alto número de desastres envolvendo veículos, o problema acarreta muitas mortes e atendimentos de emergência que podem deixar sequelas muito graves. Entender sobre o assunto é uma forma de conscientizar e diminuir os índices dessas tragédias.
Dados alarmantes
Segundo dados oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo por causa de acidentes de trânsito. Para você entender a dimensão desse número, é o mesmo que 142 pessoas morrendo… por hora.
Em 2012 o Brasil atingiu o pico de 46 mil mortes por acidentes, sendo que em média esse número oscila entre 32 e 34 mil. É muita gente perdendo a vida por imprudência ou imperícia própria ou de outrem.
No estado do Rio, segundo o SUS, morrem em média 2.500 pessoas por ano vítimas desses acontecimentos.
Maio Amarelo
A campanha do Maio Amarelo surgiu justamente para despertar a atenção da população em geral sobre os perigos no trânsito, tentando fazer com que cada um cumpra seu papel, com prudência, perícia e consciência.
Ações como não usar o cinto de segurança, dirigir embriagado, mexer no celular enquanto está ao volante, ultrapassar os limites de velocidade, ignorar semáforos e outras sinalizações, atravessar fora da faixa e outras infrações são coisas corriqueiras em nossa sociedade. Isso precisa mudar. Vidas podem ser salvas com uma simples mudança de atitude.
Faça a sua parte e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo. Só assim conseguiremos mudar as tristes estatísticas.
Deixe seu comentário
Deixe seu comentário