Você tem experimentado déficits de memória? Veja alguns fatores que contribuem para o declínio da memória humana.

A memória

Com o excesso de atividades e informações que consumimos diariamente, é natural começar a esquecer das coisas. O avanço da idade também é outro fator que leva a esse declínio cognitivo. Mas há alguns hábitos e comportamentos que podem influenciar quando o assunto é a perda da memória. Veja abaixo.

– Dormir pouco: dormir bem e no tempo adequado é fundamental para a memória, já que é neste momento que ela é consolidada. Por outro lado, dormir pouco irá prejudicar a capacidade de armazenar informações.

– Solidão: passar muito tempo sozinho também pode ser prejudicial à memória. Inclusive é muito indicado a idosos a socialização, pois nessa etapa da vida é mais comum ficar só. Manter convívios e atividades em grupo ajuda a evitar o declínio cognitivo.

– Poluição: que a poluição prejudica o pulmão você já sabe. Mas a ciência já descobriu que a exposição a elementos poluentes também afeta a memória a longo prazo, causando sintomas próximos do Alzheimer.

– Bebidas alcoólicas e cigarros: além de prejudicar o organismo como um todo, o consumo regular de bebidas afeta uma importante região cerebral responsável por processar informações. E o cigarro provoca lesões vasculares ao cérebro, podem causar alterações cognitivas.

– Pressão arterial: a ciência já descobriu que a hipertensão, a longo prazo, pode causar uma atrofia do cérebro, condicionando-o a um declínio cognitivo. Isso ocorre porque a pressão desregulada pode danificar as artérias do órgão.

– Sedentarismo: fazer atividades físicas regularmente, em qualquer etapa da vida, é fundamental para se obter uma série de benefícios. Entre eles, está uma maior facilidade de aprendizado e prevenção aos déficits de memória.

– Alimentação: comer mal é muito prejudicial ao cérebro, que gasta muita energia e precisa de nutrientes constantemente. É fundamental consumir itens com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, além de proteínas, minerais, vitaminas e ômega 3.

Mude o seu estilo de vida, coma bem, faça atividades físicas, evite cigarros e bebidas e preserve a sua memória por longos anos.

Deixe seu comentário