O nosso corpo é composto por 70% de água. O consumo correto é essencial para um bom funcionamento do organismo. Mas muitas pessoas ainda não têm acesso à água potável e ingerem água contaminada. Conheça os riscos disso.

Como uma água contaminada pode causar doenças?

A água contaminada pode provocar doenças de três formas: ao ser ingerida, ao ser usada para preparar alimentos ou ainda quando a pessoa entra em lagos, rios e mares que estejam contaminados.

Bactérias, vírus e parasitas são os agentes mais comuns causadores de doenças via água contaminada. No geral, esses problemas têm como sintomas diarreia, náuseas e vômitos, uma tríade em comum. Dores abdominais, febre e sonolência também podem estar presentes.

A própria Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 829 mil pessoas morrem todos os anos de diarreia causada pela ingestão de água contaminada. O problema afeta especialmente as crianças, que costumam ficar desidratadas rapidamente após quadros de infecção.

As enfermidades mais comuns causadas pela água contaminada são disenteria bacteriana, cólera, parasitoses intestinais, hepatite A e toxoplasmose.

Felizmente, o tratamento dessas doenças não é tão complicado. A maioria delas evolui de forma leve a moderada, assim, o principal cuidado é manter o corpo hidratado com a ingestão de líquidos, fazer refeições leves e ainda usar medicamentos de suporte (como analgésicos e remédios para o controle de náuseas e vômitos). No entanto, em casos mais graves, é necessário o uso de antibióticos e até internação.

Deixe seu comentário