Você é do tipo que acredita que as baratas podem transmitir doenças? Entenda essa e outras questões nos “mitos e verdades” sobre as baratas.

As baratas

Que elas são uma classe de insetos indesejados, não restam dúvidas. Mas será que mordem ou transmitem doenças? Veja mais sobre este assunto.

– Baratas mordem pessoas: verdade. As baratas fazem isso. Inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes o seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.

– Doença de barata pode levar à morte: verdade. Sobretudo as que vivem em esgotos, ralos e tubulações. Elas transmitem doenças potencialmente perigosas para a saúde humana e são causadores de furunculose, febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia e diarreia.

– Baratas são atraídas só por comida: mito. Elas também procuram locais quentes, úmidos e escuros. A título de curiosidade, a alimentação delas não se baseia só em restos de comidas, elas também se alimentam de papel, cola, fio de cabelo, couro, pele, unha, fezes e matéria orgânica em decomposição.

– Contra elas, melhor usar inseticida sempre: mito. O uso frequente de inseticidas pode fazer com que as baratas criem resistência. Além de ser um produto tóxico para crianças e animais domésticos. Portanto, é melhor apostar em faxina regular e desinsetização preventiva.

– Baratas só surgem à noite: mito. Apesar de terem hábitos noturnos, elas também podem dar as caras de dia, sobretudo se não conseguiram se alimentar à noite.

– Não é saudável deixar animais de estimação caçarem baratas: verdade. Colocar um gato ou cachorro de estimação para perseguir, matar e comer baratas é uma estratégia nada higiênica e arriscada. Como esses insetos são contaminados, podem causar sérios problemas gastrointestinais nos bichinhos, que também acabam colocando a saúde dos tutores em risco.

Deixe seu comentário