Já ouviu falar na narcolepsia ou doença do sono? Trata-se de uma condição rara que causa um sono incontrolável ao paciente. Entenda melhor na matéria de hoje.

Vontade incontrolável de dormir

Já imaginou sentir uma vontade descontrolada de dormir durante as atividades do seu dia? Seja ao comer, durante o banho ou mesmo na hora do ato sexual: assim é a narcolepsia.

Geralmente diagnosticada por um médico especialista do sono, a doença pode comprometer a qualidade de vida do paciente e expô-lo a situações constrangedoras. Se não tratado, o problema provoca vontades incontroláveis de dormir, estando o paciente no trabalho, na escola ou outro lugar público.

Existem diferentes graus da doença. No intermediário, por exemplo, a pessoa consegue perceber que a crise está vindo e que precisa achar um lugar para tirar um cochilo. Mas é um quadro limitante. Por exemplo, o paciente não deve dirigir, pois pode não dar tempo de parar o carro em um lugar seguro.

E o sono causado pela narcolepsia é pesado. A luz do sol e os barulhos de um local público não são empecilhos para dormir.

E um detalhe: junto ao problema pode surgir a cataplexia, que é uma fraqueza muscular aguda, incapacitando o paciente e deixando-o, literalmente, no chão.

Naturalmente, o problema tem tratamento, mas mesmo assim é indicado que o paciente tire alguns minutos de cochilo durante o dia, para amenizar as crises. E é recomendado também que haja ajuda psicoterapêutica, para ajudar a lidar melhor com as situações vivenciadas.

Deixe seu comentário