A gripe e o resfriado são doenças bem comuns, que nos acometem, pelo menos, uma vez por ano. Quais as melhores (e piores) formas de lidar com esses problemas? Saiba nesta matéria.

A gripe e o resfriado

É muito comum ouvir vários palpites sobre como tratar uma gripe ou um resfriado. Porém, há diversas atitudes que ao invés de ajudar, podem não ter efeito nenhum ou até piorar o estado de saúde.

Veja abaixo alguns erros comuns ao tentar tratar a gripe e o resfriado.

– Vitamina C: esse é um dos maiores mitos. Não há eficácia para o organismo ao tomar vitamina C. Uma alimentação balanceada já garante a dose necessária desse nutriente ao corpo. Quando se toma uma dose exagerada da vitamina, ela é excretada na urina.

– Vento piora o quadro: outro mito. Há quem feche portas e janelas para evitar correntes de ar e isso é ainda mais nocivo, pois em um ambiente fechado o vírus poderá ser transmitido a outras pessoas mais facilmente.

– Tomar antibiótico: esse medicamento é para tratar infecções causadas por bactéria, portanto não agem sobre o vírus causador da gripe ou do resfriado.

– Fazer atividade física forçosamente: há quem pense que o exercício físico “expulsa” o vírus através do suor. É um ledo engano. Se o paciente sente que precisa repousar, então é indicado que continue descansando.

– Bebida alcoólica: o conhaque não cura gripe, nem a cachaça. Esse é mais um dos vários mitos em torno do assunto. Inclusive, por desregular a temperatura do corpo, o álcool pode agravar os sintomas gripais.

Você sabia de todas essas informações? Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário